#dadodasemana: Buscas de brasileiros pelo termo “coronavírus” no Google dispararam em janeiro

Por Marília Gehrke

Buscas de brasileiros pelo termo “coronavírus” no Google dispararam em janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os estados onde as pessoas mais procuraram informações sobre o novo vírus originário da China.

O RS atingiu o ápice de buscas sobre o termo no Google Trends em 29 de janeiro. Nesse dia, saiu o resultado do exame de laboratório que investigava um paciente com suspeita de coronavírus em São Leopoldo. O diagnóstico do Lacen foi H1N1. Os sintomas são parecidos, o novo vírus também ataca o sistema respiratório.

Se a preocupação com uma epidemia global faz aumentar a busca por informação, sobra também desinformação a respeito do coronavírus. A newsletter do Farol Jornalismo de sexta passada abriu falando sobre isso, com links para checagens. 

Vale reforçar aquelas dicas básicas: não confiar em qualquer resultado de busca, avaliar a reputação do site e se há fontes confiáveis. Preste atenção nos comunicados do Ministério da Saúde e da OMS, que são as fontes oficiais nessa área. O Ministério da Saúde contabiliza 16 casos suspeitos do vírus no Brasil. 

#dadodasemana Toda segunda, compartilhamos nas nossas redes dados de recentes divulgações oficiais e pesquisas das mais diversas fontes, dados de portais de transparência e pedidos de acesso à informação ou reportagens de dados com foco em Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Siga @afontejor e acompanhe.