Mina Guaíba e oficina de LAI: como será o Dia dos Dados Abertos em Porto Alegre

O Dia dos Dados Abertos em Porto Alegre irá debater o projeto da Mina Guaíba e seus impactos ambientais na Região Metropolitana. O evento é gratuito e será realizado na Unisinos Porto Alegre, dia 7 de março, das 9h às 15h30min. A programação segue a linha temática Dados Ambientais, proposta pela Open Knowledge para o Open Data Day 2020.

Pela manhã, pesquisadores vão apresentar dados sobre o tema central do evento e responderão perguntas de jornalistas convidados. Após, o debate será aberto ao público. No turno da tarde, os participantes poderão aprender mais sobre como usar a Lei de Acesso à Informação para monitorar riscos ambientais em uma oficina ministrada pelo advogado especialista em transparência pública Bruno Morassutti, colaborador da iniciativa Fiquem Sabendo. 

O Open Data Day é promovido mundialmente com o objetivo de estimular a transparência pública e conscientizar governos e cidadãos para o uso de dados abertos. Cada cidade organiza sua programação, dentro dos eixos temáticos propostos pela Open Knowledge. Esta é a terceira edição realizada na Unisinos Porto Alegre. Desde o ano passado, a organização local do evento está a cargo das jornalistas Marília Gehrke e Taís Seibt, da Afonte Jornalismo de Dados, iniciativa local para promoção de conhecimento em dados abertos. 

Para confirmar presença no Dia dos Dados Abertos POA, preencha o formulário

Confira a programação detalhada:

Dia dos Dados Abertos POA 2020

9h – Recepção aos participantes
9h30 às 12h30 – A mina e os rios – dados sobre o risco ambiental da Mina Guaíba e poluição na Região Metropolitana 

Painelistas:
Marcelo Träsel, professor da Fabico/UFRGS, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), coordenador do projeto Guaíba Dados
Marilene Maia, doutora em Serviço Social, especialista em Administração e Planejamento de Bem Estar Social,  coordenadora do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos SInos (Observa Sinos)
Iporã Brito Possantti, engenheiro ambiental e mestrando do IPH (Mina Guaíba)
Rualdo Menegat, geólogo, professor  do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, criador do Atlas Ambiental de Porto Alegre

Entrevistadores convidados:
Felipe Prestes (Sul 21)
Jéssica Rebeca Weber (GaúchaZH)
Naira Hofmeister e Thayse Uchôa (premiadas pelo jornal Extra Classe com matéria sobre o tema)

13h30 às 15h – Oficina: Como monitorar impactos ambientais usando a Lei de Acesso à Informação, com Bruno Morassutti (Fiquem Sabendo)

15h30 – Encerramento da programação