Faltando menos de um mês para o fim do prazo de revisão biométrica para 2019/2020, os 22 municípios do RS em revisão ainda estão longe da meta de 80% de eleitores cadastrados. A pior situação é em Esteio, na Região Metropolitana, com 54,6% do eleitorado apto a votar com biometria nas próximas eleições.
Os dados foram apresentados pela desembargadora Marilene Bolzanini, presidente do TRE-RS, durante a Assembleia de Verão da Famurs, na quinta-feira passada. Ela manifestou preocupação com o baixo índice e lembrou que, em 2016, o número de abstenções, nulos e brancos superou os votos do prefeito eleito em Porto Alegre – a falta de acesso biométrico pode agravar o quadro.
Pelas estimativas do TRE-RS, em comparação ao número de eleitores cadastrados no último dia da coleta de dados (10/2), a maioria das cidades precisa dobrar ou triplicar a quantidade de atendimentos diários até 11/3 para chegar aos 80%. O atendimento pode ser agendado pela internet.
Em todo o país, a etapa 2019/2020 do cadastramento biométrico atinge 1.725 municípios em 17 estados. A meta da Justiça Eleitoral é concluir a coleta das digitais de todos os eleitores brasileiros até 2022. Na capital gaúcha, o cadastro ainda não é obrigatório para este ano.
#dadodasemana Toda segunda, compartilhamos nas nossas redes dados de recentes divulgações oficiais e pesquisas das mais diversas fontes, dados de portais de transparência e pedidos de acesso à informação ou reportagens de dados com foco em Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Acompanhe @afontejor no Twitter, Facebook ou Instagram.