Coronavírus: podcast reforça dicas para não cair em notícias falsas

série de podcasts padrinho coronavirus

Conforme o novo coronavírus avança pelo mundo, cresce também a onda de desinformação sobre a doença. Pensando nisso, a Padrinho Conteúdo entrou na batalha contra a pandemia através da informação. A agência lançou uma série de podcasts com serviço sobre o coronavírus e distribuiu os spots a centenas de rádios do interior do Rio Grande do Sul, além de plataformas digitais. Afonte Jornalismo de Dados se uniu à força-tarefa colaborando com orientações contra a disseminação de notícias falsas.

Neste momento, é muito importante buscar informação em fontes confiáveis e levar ao pé da letra o que os órgãos oficiais de saúde recomendam como medidas preventivas. É hora de duvidar de correntes de WhatsApp e, principalmente, não compartilhar informação sem checar. 

Não é verdade, por exemplo, que médicos indicam vitamina C e chá de erva-doce contra coronavírus. Sempre duvide desse tipo de receita caseira ou cura milagrosa, mesmo que o texto da mensagem faça menção a um médico ou um hospital conhecido. Busque saber se este médico existe e se o hospital de fato comunicou alguma pesquisa a respeito. Se a recomendação for séria, certamente será anunciada pelo Ministério da Saúde, que é a fonte oficial sobre esse tema.

Para ajudar, o Ministério da Saúde mantém um serviço especializado em desmentir boatos. Você pode acessar pelo site saude.gov.br/fakenews. Tem vários desmentidos sobre coronavírus já publicados. O Ministério da Saúde também tem uma página no Facebook sempre atualizada. É nesses canais que você vai encontrar as informações oficiais sobre o novo coronavírus. 

Acompanhe também as checagens do Aos Fatos e da Agência Lupa sobre o assunto. 

Não compartilhe desinformação. Antes de repassar uma mensagem, verifique. A responsabilidade é de todos nós.