O Rio Grande do Sul é o 10º estado com mais cidadãos elegíveis a receber o auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal. Os dados preliminares do Ministério da Cidadania sobre a medida para amenizar os efeitos econômicos da pandemia de coronavírus foram obtidos pela agência Fiquem Sabendo via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Em todo o país, são 50,2 milhões de cidadãos elegíveis, com base nos cadastros computados de 6 a 22 de abril. No RS, foram 1,7 milhão de inscritos. Porto Alegre tem o maior número de cadastrados (215,4 mil), seguida por Pelotas (60,1 mil), Canoas (57,4 mil), Caxias do Sul (53,2 mil) e Gravataí (47,3 mil). Os números são condizentes à proporção populacional dos municípios.
Veja os dados detalhados por município do RS
A maioria dos gaúchos entrou no processo através das plataformas digitais (site e app da Caixa): foram 895,8 mil cadastros. O RS é o 5º da fila nessa forma de acesso ao sistema, atrás de BA, MG, RJ e SP. Já o programa Bolsa Família tem uma participação menor entre os benefícios concedidos no RS (458,7 mil), 15º da lista, que é liderada pelo estado da Bahia, com 2,7 milhões de elegíveis a partir do Bolsa Família. Os outros 385,9 mil elegíveis ao auxílio emergencial de R$ 600 no RS entraram no processo via Cadastro Único.
Na resposta ao pedido da Fiquem Sabendo, o Ministério da Cidadania reiterou que o processo segue em andamento pelos canais da Caixa e que, após a consolidação dos dados, eles serão disponibilizados no Portal da Transparência. A data prevista para a publicação não foi informada.