Curso online aborda marketing eleitoral no contexto das “fake news”

O potencial impacto de conteúdos de desinformação na campanha eleitoral que se aproxima é uma preocupação, principalmente para candidatos e estrategistas de campanha. Quem busca formação com esse foco, agora pode se inscrever no curso online Marketing Eleitoral na Era das Fake News, com os professores Sérgio Trein e Taís Seibt.

Em 12 videoaulas, o curso passa pela contextualização do fenômeno das “fake news” e seu impacto na política, ferramentas de monitoramento de redes e análise de cenário para o planejamento de campanha, além de estratégias de marketing, técnicas de persuasão e medidas para prevenir e como agir em casos de ataques virtuais.

“Técnicas de contrapropaganda e ataque à imagem dos concorrentes não são novidades na disputa eleitoral, mas isso se intensificou nos meios digitais, com forte apelo da desinformação, o que exige novas competências dos profissionais de marketing”, observa Sérgio Trein, que é pós-doutor em Comunicação Política pela USP, tem no currículo mais de 40 campanhas eleitorais e diversos cursos de marketing político ministrados pelo Brasil.

Para Taís Seibt, que vem acompanhando o tema da desinformação desde o doutorado na UFRGS, todos os atores envolvidos no processo eleitoral têm responsabilidade no combate às “fake news”. “A discussão da mudança de data das eleições municipais de 2020 no Congresso Nacional ocorreu paralelamente ao debate do chamado projeto de lei das ‘fake news’, o que mostra como ambos os temas estão em alta neste momento em que é preciso se preparar para uma eleição ainda mais movida por estratégias de mídia digital, diante do contexto da pandemia”, observa a jornalista.

Assessores e coordenadores de campanha; jornalistas, publicitários e comunicadores em geral que atuam em partidos políticos, órgãos públicos e movimentos sociais; influenciadores digitais; estudantes de graduação e pós-graduação em áreas afins que queiram se aprofundar no tema, podem se inscrever no curso a qualquer momento no site udemy.com/course/mkteleitoral, mediante taxa de inscrição e políticas de pagamento da plataforma.  

O curso também pode ser contratado em outros formatos para atender demandas específicas de organizações, mediante consulta pelo e-mail contato@afonte.info.

Sobre os instrutores

  • Sérgio Trein – Publicitário. Pós-Doutor em Comunicação pela USP. Mestre e Doutor em Comunicação Política. Professor de Marketing Político em cursos na Unisinos, na PUCRS, na ESPM, na UNISC, na UnoChapecó e Universidade La Salle. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná. Trabalhou em agências especializadas de marketing político de São Paulo, como Duda Mendonça e Pública Comunicação. Participou de mais de 40 campanhas eleitorais e de comunicação pública.
  • Taís Seibt – Jornalista e professora da Unisinos, criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados e colaboradora da agência Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública e Lei de Acesso à Informação. Doutora em Comunicação pela UFRGS, foi uma das fundadoras do Filtro Fact-checking, que integrou o projeto Truco nos Estados nas eleições 2018. Foi repórter e editora em Zero Hora, já assinou trabalhos como freelancer para O Estado de S. Paulo, O Globo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública. É uma das embaixadoras do programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: , ,