Curso online da Cásper Líbero aborda marketing político nas redes sociais

Ferramentas, métodos e estratégias de construção de imagem pública serão explorados em dois sábados de aulas (15 e 22/5)

O planejamento da construção da imagem pública é o foco do curso Marketing Político nas redes sociais, que a Faculdade Cásper Líbero realiza nos dias 15 e 22 de maio. As aulas, em dois sábados, das 8h30min às 17h30min, ocorrerão em uma plataforma exclusiva para permitir interação em tempo real com os professores, o publicitário Sérgio Trein e a jornalista Taís Seibt.

O objetivo do curso é compreender o cenário contemporâneo da desinformação, discutir o impacto da disseminação de informações falsas na política e o papel dos atores públicos nesse cenário, além de explorar ferramentas, métodos e estratégias de construção de imagem pública nas redes sociais. Também serão analisados criticamente exemplos de campanhas de comunicação política nas mídias digitais e seus impactos positivos e negativos na construção de uma imagem pública.

O programa é um desdobramento de projetos anteriores com foco em formação cívica realizados pela Afonte Jornalismo de Dados. “Em 2019 e 2020, realizamos diversas palestras e oficinas com prefeitos, legisladores e assessores políticos sobre o tema da desinformação, o que nos indica que há interesse nesse debate entre os atores políticos, que exercem grande influência na opinião pública”, observa Taís Seibt, criadora da Afonte.

A parceria com Sérgio Trein vem para qualificar o diálogo com a visão estratégica da comunicação política. “As mudanças cada vez maiores na direção da comunicação digital, o clima de desconfiança em relação à política e as próprias consequências da pandemia  estão alterando as estratégias dos candidatos e dos partidos”, comenta Trein.

Em véspera de ano eleitoral, o curso é uma oportunidade para profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal e demais interessados se aprofundarem no tema que ganhará relevância nos próximos meses. 

A formação abrange quatro módulos que permitem aos alunos entender o papel cada vez mais decisivo das redes sociais na política, partindo do impacto das plataformas digitais na circulação de informação e na formação de opinião. Os professores vão explicar como o fenômeno da desinformação repercute nas diferentes esferas do poder e como agir diante de ataques virtuais, além de dois módulos dedicados à construção da imagem pública nas redes sociais. Confira aqui o programa de aula completo.

Marketing Político nas redes sociais 
Quando: dias 15 e 22/5 (sábado), das 8h30min às 18h30min (16 horas/aula)
Onde: plataforma exclusiva da Faculdade Cásper Líbero com interação em tempo real
Público-alvo: profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, demais interessados
Investimento: R$ 460

PROFESSORES

Sérgio Trein

Publicitário, com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor e mestre em Comunicação Sociopolítica, é pesquisador em Comunicação Política, integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano”. 

Taís Seibt 
Jornalista e professora da Unisinos, repórter e pesquisadora na agência de dados ​Fiquem Sabendo​, criadora da iniciativa ​Afonte Jornalismo de Dados​, com atuação em jornalismo de dados,​ fact-checking, transparência pública e media literacy. Doutora em Comunicação pela UFRGS, sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020. 

Palavras-chave: , ,