Após dois anos suspenso em função da pandemia de Covid-19, o Cerveja com Dados já tem data para retornar a Porto Alegre: será dia 13 de setembro, terça-feira, às 19h, no Lagom Brewery & Pub (Rua Bento Figueiredo, 72). Organizado pela Escola de Dados desde 2016 em diversas cidades brasileiras, o evento tem como propósito reunir profissionais interessados em dados abertos num encontro informal para promover discussões e networking. Esta é a terceira edição na capital gaúcha.
O evento consiste em três apresentações dinâmicas, de aproximadamente 10 minutos, seguidas de bate-papo com os participantes. Nesta edição, estarão em pauta inteligência artificial na indústria, diversidade racial nas universidades e a importância do Censo 2022 para a produção de dados sobre a realidade brasileira. Após as falas iniciais, o público é convidado a interagir com perguntas e seguir com a troca de ideias em clima informal, como pede uma mesa de bar.
Para confirmar presença, é desejável se inscrever via Sympla. A lotação do encontro estará sujeita à capacidade do pub.
O Cerveja com Dados é uma realização da Escola de Dados, organizada em Porto Alegre por Afonte Jornalismo de Dados, Matinal Jornalismo e Padrinho Conteúdo.
Saiba mais sobre as pessoas palestrantes e suas apresentações:
• Aline Aurich – A inteligência artificial na indústria
Em horário comercial, Aline Aurich é cientista de dados com experiência em otimização de processos industriais nos setores de alimentos, Minas & Energia, Celulose & Papel, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, Data Mining, Machine Learning, Deep Learning e Data Storytelling em seu processo de trabalho. Pós expediente, gosta de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos de Beer Sommelier e cachacier na prática, in loco, no bar.
• Wagner Machado – A (in)visibilidade dos negros nas universidades
Wagner Machado é doutorando e mestre em Comunicação pela PUCRS. Na área acadêmica, pesquisa as relações do negro na comunicação e na educação. Formado em Letras e Jornalismo, trabalha no setor de Comunicação da Faculdade de Educação da UFRGS. Especialista em Gestão Cultural e em Comunicação Pública, já trabalhou como repórter na Zero Hora, Gazeta Centro Sul, Correio do Povo, Rádio Guaíba, Estado de São Paulo, UlbraTV e atuou no Colégio Israelita Brasileiro, Câmara Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre e Secretaria Estadual da Fazenda.
• Sônia Zanotto e Felipe Prestes – A importância do Censo 2022
Sônia Zanotto é Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Coordenadora de Divulgação do Censo2022 no RS. Possui doutorado em Educação em Ciências, mestrado em Comunicação e Informação e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência acadêmica na área de Ciência da Informação, atuando principalmente na análise de citações, informação estatística oficial, comunicação científica e difusão do conhecimento. Felipe Prestes é jornalista formado pela UFRGS em 2009, atuou como repórter no Sul21, TVE e FM Cultura. Colaborou com veículos como Piauí, Carta Capital, Superinteressante, Folha de São Paulo e Zero Hora. Tem especialização em Estratégia e Relações Internacionais pela UFRGS. Desde 2019 atua como analista censitário – jornalista do IBGE, contratado para a cobertura do Censo Demográfico.
Seja o primeiro a comentar