Nova página será lançada no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, dia 29 de novembro, em debate com Fernanda Rodrigues (IRIS), Leonardo Foletto (FGV ECMI / BaixaCultura), Marcelo Träsel (UFRGS) e Taís Seibt (Unisinos/Afonte Jornalismo de Dados)
No ecossistema midiático contemporâneo, plataformas digitais assumiram protagonismo desproporcional na disseminação de conteúdos, com impactos na formação de opinião pública e consequentes ameaças à democracia. Nesse sentido, uma das principais questões de educação midiática atualmente é esclarecer os usuários sobre como funcionam as plataformas, no intuito de colaborar para a conscientização sobre o redesenho e a regulação desses espaços em prol de uma internet efetivamente democrática.
Com objetivo de contribuir para a transposição desse desafio, o Goethe-Institut Porto Alegre, em parceria com Afonte Jornalismo de Dados e Baixa Cultura realiza o lançamento do infográfico “Por que isso apareceu na minha timeline?”, disponível para consulta online e também para download no site do projeto Postar ou Não.
No âmbito do lançamento será realizada um conversa ao vivo com as/os especialistas e as/os pesquiadoras/es Fernanda Rodrigues (IRIS – Instituto de Referência em Internet e Sociedade), Leonardo Foletto (FGV ECMI / BaixaCultura), Marcelo Träsel (UFRGS) e Taís Seibt (Unisinos / Afonte Jornalismo de Dados) sobre o contexto atual para regulação das plataformas e seus impactos na democracia.
A conversa acontece dia 29 de novembro (terça-feira), às 19h, no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Rua 24 de Outubro, 112), com entrada franca. Participantes poderão retirar um certificado de participação após o evento.
Sobre a Timeline
O infográfico simula uma timeline de rede social, utilizando os elementos de interação da própria timeline para informar sobre como funcionam os algoritmos das plataformas, sua influência em comportamentos e impactos à democracia.
Uma versão em PDF do infográfico será disponibilizada para download, podendo ser impressa por qualquer usuário, no tamanho desejado, para exposição em espaços culturais e educacionais ou para uso em sala de aula. A curadoria de conteúdo foi realizada pelos pesquisadores Taís Seibt (Afonte) e Leonardo Foletto (Baixa Cultura), o design gráfico ficou a cargo de Filipe Borin e Lucas Reino cuidou da adaptação para web, mesma dupla que já havia desenvolvido o trabalho visual do guia hipermídia Postar ou Não.
Participantes do debate
Fernanda Rodrigues é coordenadora de pesquisa e Pesquisadora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS), é Mestre em Direitos da Sociedade em Rede e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membra do Coletivo AqualtuneLab. Foi integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI), da UFSM. Tem interesse em pesquisas na área de governança e racismo algorítmicos, reconhecimento facial e moderação de conteúdo.
Leonardo Foletto é jornalista (UFSM) e doutor em Comunicação (UFRGS), com pós-doutorado no LabCidade – FAU (USP). Edita o BaixaCultura, espaço online de cultura livre e (contra) cultura digital, em atividade desde 2008, e é autor de “A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade”, publicado pela Autonomia Literária/Fundação Rosa Luxemburgo em 2021. Atua como pesquisador na FGV ECMI e é integrante do capítulo brasileiro do Creative Commons Brasil.
Marcelo Träsel é professor na graduação em Jornalismo da Fabico e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). Jornalista, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e doutor em Comunicação Social no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Responsável pela criação do curso de especialização em Jornalismo Digital da PUCRS do curso de especialização em Comunicação Digital na Universidade de Caxias do Sul. Ganhador do Prêmio Adelmo Genro Filho de melhor dissertação em Jornalismo, conferido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo em 2009. Ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Taís Seibt é jornalista, gerente de Educação na agência de dados Fiquem Sabendo, professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e no MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é criadora daAfonte Jornalismo de Dados, coordena o Desafio Nuvem de Educação Midiática (Unisinos) e é uma das líderes do Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor (CNPq/IDP).
Sobre o Projeto
“Por trás da Timeline” foi financiado com recursos da Central do Goethe-Institut na Alemanha, no âmbito de uma iniciativa global especificamente direcionada à ação em projetos de valorização da democracia. No decorrer dos dois anos de duração do programa, foram desenvolvidas iniciativas voltadas à sociedade civil na Palestina, Sudão, Rússia e Venezuela.
O projeto desenvolvido no Brasil em conjunto com Afonte Jornalismo de Dados e Baixa Cultura dá continuidade às iniciativas do Goethe-Institut Porto Alegre voltadas à educação midiática desenvolvidas anteriormente em parceria: o guia Postar ou Não e o Pequeno Compêndio da Independência Digital (para além das Big Techs).
SERVIÇO
Diálogos sobre mídias sociais: por trás da timeline
Debate ao vivo com Fernanda Rodrigues (IRIS), Leonardo Foletto (FGV ECMI / BaixaCultura), Marcelo Träsel (UFRGS) e Taís Seibt (Unisinos/Afonte Jornalismo de Dados)
Lançamento de infográfico “Por que isso apareceu na minha timeline?”
Data: 29 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (24 de Outubro, 112)
Entrada franca
Participação no evento dá direito a certificado