Em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQIAP+, Cerveja com Dados tem edição temática em Porto Alegre

cerveja com dados porto alegre 27/06/2023

Evento ocorre em 27 de junho, na Cervejaria Macuco, e reúne profissionais e interessados em dados abertos para discutir a realidade da população LGBTQIAP+ no Brasil

Duzentas e setenta e três vidas. Essa é a quantidade de pessoas LGBTQIAP+ que morreram em 2022 por LGBTfobia, conforme relatório do Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil. Pelo 14º ano consecutivo, vivemos no país que mais mata membros da comunidade no mundo. Neste cenário, o Cerveja com Dados promove encontro com a temática LGBTQIAP+, em alusão ao mês da visibilidade, para aprofundar discussões sobre a realidade brasileira. O evento gratuito ocorre no dia 27 de junho, às 19h30, na Cervejaria Macuco de Porto Alegre.

Idealizado pela Escola de Dados, desde 2016, o Cerveja com Dados tem como objetivo reunir profissionais interessados em dados abertos em um bate-papo informal para levantar reflexões e possibilitar o networking. Esta é a primeira edição temática na capital gaúcha, que já recebeu outros três encontros com debates variados. Serão três apresentações de aproximadamente 10 minutos, seguidas de conversa e interação com os participantes – como pede uma boa mesa de bar. Ao final, uma performance drag encerra as palestras. A jornalista e pesquisadora Juliana Coin, embaixadora de inovação cívica da Open Knowledge Brasil, é a organizadora desta edição,  que também conta com a expertise da Afonte Jornalismo de Dados e da Padrinho Agência de Conteúdo como entidades co-organizadoras.  

Palestras temáticas e performance drag marcam a edição

Os assuntos das palestras foram escolhidos a dedo para abordar os principais gargalos enfrentados pelas pessoas LGBTQIAP+. Presidente do Grupo Arco-Íris de Cidadania Lgbti+ e diretor de Políticas Públicas da Aliança Nacional LGBTI, Cláudio Nascimento dá início à programação com uma apresentação sobre a metodologia de dados por trás do primeiro relatório de violência contra a comunidade no Brasil. 

Após, os jornalistas Douglas Glier Schütz e Lisandra Steffen contam os bastidores do processo de apuração e levantamento de dados para realização da reportagem “O apagão de dados das pessoas trans no ensino superior”. Depois, é a vez da delegada Tatiana Bastos, titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância e diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância, mostrar como são realizados os registros de casos de violência contra pessoas LGBTQIA+ no Rio Grande do Sul. 

O encerramento fica por conta da DragQueen Isis James-Preston, que tem mais de 10 anos dedicados à valorização da arte drag e da cultura LGBTQIAP+ na cena porto-alegrense.

Como participar?

A inscrição e entrada são gratuitas. Interessados devem colocar o nome na lista no formulário oficial, clicando neste link. Participantes também podem aproveitar a promoção especial da Macuco para o Cerveja com Dados: até às 21h, o chope 450ml Pilsen e Bergamota Lager sai por apenas R$10.

Sobre o evento:

Data: 27/06, terça-feira, às 19h30

Local: Cervejaria Macuco (R. Cabral, 165 – Rio Branco, Porto Alegre)

Entrada gratuita

Inscrições pelo site

Palavras-chave: , ,