4ª Maratona de Dados Unisinos explora dados do STF na plataforma Corte Aberta

Evento foi realizado na Unisinos Porto Alegre dia 21/10 como parte do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal

O campus Porto Alegre da Unisinos recebeu a quarta edição da Maratona de Dados Unisinos no último sábado (21/10). Desta vez, os participantes exploraram dados sobre ações e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), a partir da plataforma Corte Aberta.

O evento foi promovido em parceria pelos cursos de Jornalismo e Direito da Unisinos, dentro do Programa de Combate à Desinformação do STF, do qual a Unisinos é uma das universidades parceiras. Na primeira parte da programação, Pâmella Sada Dias Edokawa, assessora-chefe de Apoio à Jurisdição do STF, apresentou a plataforma, juntamente com Euler Alencar, assessor do Gabinete da Secretaria-Geral da Presidência do STF.

Após conhecerem as funcionalidades e as informações disponíveis, os participantes partiram para o teste prático, buscando responder perguntas sobre ações e decisões do tribunal, com ajuda de mentores como o professor Vinícius Souza, coordenador da graduação em Banco de Dados, Gestão de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Sistemas para a Internet da Unisinos, a cientista de dados Nelci Lima, os jornalistas de dados Pedro Nakamura e Juliana Coin, e o auditor público do Tribunal de Contas do RS Renato Lauris. Os participantes online tiveram apoio da professora Clarissa Tassinari, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, além de intervenções dos demais especialistas ao longo da consulta.

Participantes compartilharam descobertas e dificuldades no uso da plataforma (Foto: Juliana Coin)

No final do evento, os participantes compartilharam suas experiências, promovendo insights e feedbacks para a equipe do STF aprimorar ainda mais a plataforma, que teve uma avaliação muito positiva de modo geral. O tempo de decisão de processos, os principais demandantes ao STF, o histórico de produtividade de cada ministro e outras consultas temáticas sobre ações na área de saúde foram algumas das buscas realizadas durante o evento. Os profissionais do STF acolheram as sugestões dos participantes e se comprometeram a fazer um relatório consolidando os resultados da atividade.

A colaboração com os órgãos públicos que disponibilizam dados para tornar as informações mais inteligíveis para os usuários é um dos principais objetivos da Maratona de Dados. O evento, idealizado pela Afonte Jornalismo de Dados em 2019, vem se consolidando como espaço de interação com o poder público e sensibilização para a comunidade no uso das ferramentas de transparência pública. Já foram realizadas edições em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre e com a Secretaria de Transparência e Controladoria de Porto Alegre.

Cooperação entre estudantes, especialistas convidados e técnicos do STF é um dos pontos altos do evento (Foto: Juliana Coin)