Open Data Day POA 2024 debate impactos da inteligência artificial e oferece oficina gratuita sobre ChatGPT

Capítulo local do evento global sobre dados abertos ocorre na Unisinos Porto Alegre, dia 9 de março (sábado), das 9h às 13h, e é aberto à comunidade

A Unisinos Porto Alegre recebe mais uma edição do Open Data Day POA no dia 9 de março, sábado, das 9h às 13h, com o tema: “A inteligência artificial já pode predizer o nosso futuro?”. O painel de abertura reúne pesquisadores, representantes de órgãos públicos, sociedade civil e empresas privadas para debater os impactos da IA na cidadania digital. Em seguida, será oferecida uma oficina sobre as funcionalidades e limitações do ChatGPT, ferramenta de IA que se tornou popular em vários setores. O evento é gratuito e aberto à comunidade, mediante inscrição no site da Unisinos.

O Open Data Day — Dia dos Dados Abertos — é uma mobilização internacional anual da Open Knowledge Foundation, estimulado no Brasil pela rede de Embaixadores de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR). O propósito do encontro, que ocorre em várias partes do mundo na mesma semana, é promover a cultura de dados abertos. Desde 2019, a Unisinos sedia a edição Porto Alegre, organizada em parceria com Afonte Jornalismo de Dados. Nesta edição, as organizadoras são Taís Seibt, professora da Unisinos, que também é associada da OKBR, e Juliana Coin, jornalista formada pela Unisinos e embaixadora de inovação cívica da OKBR.

Temas em debate

O painel de abertura do Open Data Day POA “A inteligência artificial já pode predizer nosso futuro?” busca debater os limites legais e éticos do uso de IA em produtos e serviços públicos e privados nas áreas de segurança, saúde mental, mudanças climáticas e comunicação. Entre os convidados, está o secretário-executivo do RS Seguro, Antonio Padilha, que poderá expor projetos da área de segurança pública no Rio Grande do Sul que já utilizam inteligência artificial. Dirceu Corrêa Jr., CEO da Postmetria, trará exemplos de aplicação da IA em experiência do consumidor, e a cientista de dados Sofia Marshallowitz levantará questões éticas relacionadas às aplicações tecnológicas.

A saúde mental entra no debate com as contribuições de Wesllei Heckler, doutorando em Computação Aplicada na Unisinos, que contará sobre sua pesquisa no uso de IA para prevenção de suicídios; e das pesquisadoras Juliana Scherer, professora de Medicina e Biomedicina na Unisinos, e Mellanie Fontes-Dutra, coordenadora do curso de Biomedicina da Unisinos, que investigam o impacto das mudanças climáticas na saúde mental e como a IA pode predizer esses efeitos. A mediação será feita por Juliana Coin.

Após o painel de abertura, a oficina “Chat GPT: como usar a IA generativa para o que ela realmente funciona” será ministrada pela consultora de dados Nelci Gomes Lima, apresentando dicas práticas sobre os melhores usos dessa ferramenta que se tornou popular, porém nem sempre é utilizada para a finalidade correta e da forma mais adequada.

Conheça os palestrantes:

Antonio Padilha, secretário-executivo RS Seguro

Secretário-executivo do Programa RS Seguro, é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, mestre em Direito pela Unisinos. Delegado de Polícia desde 1999, está desde 2019 à frente do Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública – RS Seguro, e coordenou o desenvolvimento do Sistema de Gestão Estatística de Segurança Pública – GESeg, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

Dirceu Corrêa Jr., CEO Postmetria

Estrategista de Dados com experiência em Métricas de Big Data e Customer Experience (CX), é CEO da Postmetria – Plataforma de CX Monetization Analytics por Inteligência Artificial, com a métrica Spontaneous Net Promoter Score (sNPS). Empreendedor em TI desde 2009, é mestre em Administracion d’Entreprise pela Université de Poitiers (França) e em Gestão e Negócios pela Unisinos. Professor do PPG em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos, também é speaker TEDx sobre Data Economy.

Juliana Scherer, pesquisadora Unisinos

Graduada em Biomedicina, com especialização em Redes de Assistência à Saúde e doutorado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, é professora nos cursos de graduação em Medicina e em Biomedicina da Unisinos e no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unisinos. Pesquisa epidemiologia e análise de dados na área da saúde.

Mellanie Fontes-Dutra, pesquisadora Unisinos

Biomédica, mestra e doutora em neurociências, com pós-doutorado concluído em bioquímica pela UFRGS, e em andamento em Virologia, pela Feevale. É professora da Escola de Saúde da Unisinos, nos cursos de Medicina e Biomedicina, e coordenadora do curso de Biomedicina. Foi eleita uma das principais vozes da ciência no Twitter em 2020 e 2021, e recebeu o título de Cidadã de Porto Alegre pela Câmara dos Vereadores, em 2023.

Sofia Marshallowitz, mestranda em Computação Aplicada na UFRGS

Cientista de dados, mestranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora no âmbito de comparação de decisões humanas e realizadas por máquinas. Eventualmente escreve artigos, ouve música da juventude dos teus pais e já se aventurou em diversas áreas de I.A, embora tenha adorado NLP.

Wesllei Heckler, doutorando em Computação Aplicada na Unisinos

Cientista de dados na CWI Software, onde desenvolve soluções de dados com foco em Sistemas de Recomendação, Machine Learning e Inteligência Artificial Generativa. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Feevale e mestrado em Computação Aplicada pela Unisinos. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Unisinos com pesquisa sobre inteligência artificial na área de saúde mental.

Juliana Coin, jornalista e embaixadora de inovação cívica da OKBR

Jornalista formada pela Unisinos, mestranda em Comunicação pela UFRGS com pesquisa sobre circulação e mediação de informação no TikTok, é embaixadora de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil (OKBR). Integra o Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais – Midiars e o Núcleo de Estudos em Jornalismo de Dados e Computacional – DataJor. É redatora sênior na Eyxo.

Nelci Gomes Lima, consultora de dados

Formada em Direito pela Ruy Barbosa e Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA), com pós-graduação em Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos Móveis no IFBA e em Ciências de Dados e Big Data pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), faz mestrado em Engenharia de Sistemas e Produtos no IFBA. É consultora de dados na ThoughtWorks e atuante em projetos que encorajam mulheres na área de Tecnologia e Inovação.