Assistente Virtual Verifica Pra Mim + AletheiaFact.org recebe denúncias de notícias falsas

Bot desenvolvido pela AletheiaFact.org vai permitir o relato de fake news ou pedido de checagem de informações diretamente no chat do Instagram


Uma parceria entre o Verifica RS (@rsverifica) e o Movimento AletheiaFact.org (@aletheiafact) lançou uma nova alternativa para a realização de denúncias de fake news e pedidos de checagens de mensagens duvidosas. É o Verifica Pra Mim + Aletheia, um assistente virtual que funcionará a partir do chat do perfil da Aletheia no Instagram.

O “Verifica Pra Mim?” é uma seção já existente no perfil do Verifica RS no Instagram que disponibiliza um formulário online para quem deseja reportar informações falsas ou duvidosas que estejam circulando nas redes sociais ou aplicativos de mensagens. Com a chegada da Aletheia, o processo agora pode ser feito rapidamente via chat do Instagram.

A AletheiaFact.org é um movimento comprometido com a democratização do fact-checking, oferecendo capacitação a qualquer pessoa interessada em checar e monitorar informações de forma independente. Além disso, o projeto atua como uma plataforma tecnológica inovadora, disponibilizando ferramentas que tornam os processos de verificação mais acessíveis e eficientes. A plataforma oferece ferramentas interativas e intuitivas que facilitam o processo de verificação de fatos, tornando-o mais ágil e acessível para usuários de diferentes níveis de conhecimento. Essa tecnologia permite que qualquer pessoa, independentemente de sua formação, possa realizar fact-checking de maneira eficiente, contribuindo para um ecossistema de informação mais transparente e confiável.

 “Nosso objetivo é empoderar indivíduos e comunidades, proporcionando a autonomia necessária e equipando-os com as ferramentas necessárias para identificar e combater a desinformação em qualquer contexto“, destaca Tamiris Volcean (@tvolcean), co-fundadora e líder do movimento.

Como vai funcionar?

O assistente virtual – ou bot, na linguagem técnica – oferecerá uma interação intuitiva e ágil, com respostas automáticas, para acelerar o processo das denúncias ou pedidos de checagem. Para iniciar uma conversa com o assistente, é preciso enviar uma mensagem via chat do Instagram da Aletheia, como, por exemplo, “Olá!”.

Na sequência, o bot fará a seguinte pergunta: “Você gostaria de fazer uma denúncia agora? Respondendo “sim”, será aberto um espaço para que sejam inseridos detalhes, incluindo todas as informações que forem consideradas relevantes, para que a Aletheia, posteriormente, possa verificar a denúncia de forma eficiente. Após o envio das primeiras informações, o assistente virtual ainda fará perguntas adicionais, como um pedido para inserir o link da publicação em questão, a data da postagem e o local onde ela foi encontrada.

Após o término da interação, será possível acompanhar os status da denúncia ou pedido de checagem de duas maneiras: a primeira é acessando o link https://aletheiafact.org/verification-request; e a segunda é por meio da página inicial da Aletheia, no menu de navegação, clicando em “denúncias”.

Parceria contra a desinformação

O Verifica RS é uma iniciativa criada pelas jornalistas gaúchas Luíza Fritzen, Juliana Coin e Taís Seibt que distribui conteúdos verificados em redes sociais e grupos de WhatsApp de moradores, além de fornecer material para influenciadores digitais (chamados de Embaixadores). O projeto nasceu em maio de 2024, em meio à onda de desinformação que inundou a internet sobre as enchentes que devastaram centenas de municípios no Rio Grande do Sul.

O foco principal do Verifica RS é a desinformação sobre serviços, como doações, resgates e abrigos, questões sobre saúde, abastecimento de água e políticas públicas de apoio às vítimas, entre outros. Para isso, utiliza conteúdos verificados por agências especializadas, como a Lupa, para replicá-los no canal próprio do Instagram e no TikTok. Também são produzidos conteúdos em outros formatos, como áudios curtos e resumos em linguagem simples, com links de checagens, para circular diretamente em grupos de WhatsApp. 

Para que a iniciativa seja possível, o Verifica RS conta com o apoio de instituições e projetos de todo o país dedicados à luta contra a fake news: Instituto de Cultura Digital da Unisinos (ICD), MidiaRS, Coletivo Bereia, Mentira Tem Preço, Projeto Apura Verdade, Desinfomídia, Deixa a Vírgula, OrientaRS e AletheiaFact.org.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*