Verifica RS: veja quem faz parte da nossa rede de distribuição de informação verificada e entenda como funciona a iniciativa

Grupo conta com apoio de voluntários e instituições parceiras para disseminar conteúdos e mobilizar embaixadores no combate à desinformação

Em maio de 2024, enchentes em série devastaram o Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que uma enxurrada de desinformação tomou conta das redes sociais, prejudicando o socorro às vítimas e ampliando a crise no Estado. Nesse cenário, nasceu a rede Verifica RS, com o propósito de disseminar conteúdo verificado nas mídias sociais e em grupos de moradores, além de fornecer material para livre reprodução por influenciadores digitais.

Liderada pelas jornalistas Luíza Fritzen, Juliana Coin e Taís Seibt, a iniciativa foi impulsionada pela Afonte Jornalismo de Dados e o curso de Jornalismo da Unisinos na sua criação, e reúne outras instituições parceiras, além de dezenas de voluntários. A rede se mobiliza para replicar conteúdos verificados por agências especializadas no Instagram e TikTok do projeto (@rsverifica) e canais parceiros.

Também são produzidos conteúdos em outros formatos, como áudios curtos e resumos em linguagem simples com links de checagens para circular diretamente em grupos de WhatsApp que reúnem moradores da região — onde nem sempre os formatos tradicionais de checagem conseguem penetrar. O foco principal é a desinformação sobre serviços. 

A rede busca agregar outras instituições de ensino, grupos de pesquisa e empresas de comunicação que estão atuando na frente contra a desinformação no RS. Os parceiros podem tanto reproduzir os conteúdos quanto fornecer materiais que tenham produzido em seus contextos para o canal da rede, contribuindo para a disseminação de informação verificada. A rede também recebe notificações de conteúdo suspeito para formar repositório para desenvolvimento de pesquisas e encaminhamento a checadoras de informação por meio deste link.

Conheça os parceiros:

Insituições apoiadoras do Verifica RS

  • Instituto de Cultura Digital da Unisinos: grupo de pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) que promove capacitação e desenvolvimento de sujeitos, coletivos e organizações para os desafios da Cultura Digital. 
  • Laboratório MIDIARS: grupo de pesquisa interinstitucional e internacional sediado no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (sede física) e no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) com foco em análises de mídia social.  
  • Desinfomídia: grupo de Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Deixa Vírgula: Estúdio criativo que temporariamente redirecionou esforços para checar boatos das enchentes do RS, em parceria com a graduação de Jornalismo da Feevale.
  • Coletivo Bereia: agência de checagem especializada em mídias religiosas, composta por profissionais, pesquisadores e estudantes de comunicação dedicados à compreensão dos processos informacionais nos espaços digitais religiosos.
  • Apura Verdade: grupo de pesquisa interinstitucional que tem como proposta o desenvolvimento de trabalhos de análise sobre o papel do jornalismo no enfrentamento da desinformação, por meio da investigação científica e, também, a produção de conteúdos jornalístico e de educação midiática, como podcast, curadoria de informações para redes sociais e canal de notícias no WhatsApp. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCom/UTP) e conta com a parceria de integrantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) .
  • Menira tem preço: organização que revela os bastidores da desinformação socioambiental nas plataformas digitais no Brasil e os interesses políticos e econômicos por trás da indústria de fake news. Na sua atuação, os integrantes do Mentira Tem preço realizam investigações e monitoramento sistemático com foco em desinformação socioambiental realizados pela produtora FALA e pelo InfoAmazonia.
  • Orienta RS: iniciativa civil para cooperação humanitária que reúne uma rede de atores em condições de apoiar pessoas e organizações afetadas pelo desastre ocorrido no RS, bem como para sua reconstrução. Os objetivos são ouvir, organizar, processar e responder aos pedidos de ajuda que chegarem, seja de pessoas ou organizações.

Influenciadores embaixadores do Verifica RS

  • Gabriella Bordasch: jornalista, empreendedora, fundadora do @daterrastudio, voluntária em @vamoquevamors.
  • Cassius Zeilmann: jornalista, âncora do @bandnewstv, mestre em Comunicação Contemporânea.
  • Micheli Torrico: mãe, Influenciadora, Criadora de Conteúdo, Feminista e Consultora de Imagem pela Ecole Brasil, une seus conhecimentos de marketing de influência com dicas de moda, beleza e muito posicionamento. Já está há mais de 10 anos trazendo aos seus espectadores conteúdo de forma autêntica, responsável e diversificada.
  • Debora Salvi: mestra em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no diploma, mas pesquisadora curiosa em tantos outros campos do conhecimento e da vida cotidiana. Atualmente, trabalha como roteirista e social media na produtora de conteúdo O Clube de Porto Alegre.
  • Luke Xavier: pesquisador na área de educação, criador de conteúdo sobre cultura pop e moda.
  • Carol Anchieta: jornalista, mestra em design e curadora do Design Ativista.
  • Thedy Correa: músico, membro da banda Nenhum de Nós, escritor e palestrante exclusivo @insperiencia.
  • Rafael Pimenta: ator, comediante e roteirista. De seus trabalhos, destacam-se a série Necrópolis, e suas participações no espetáculo Improvável (Cia. Barbixas) e no reality show Futuro Ex-Porta (Porta dos Fundos). Participou de vários festivais de improvisação pelo mundo, consagrando-se campeão mundial em 2022. Em 2024, assinou o roteiro e protagonizou o longa-metragem Nem Lá, Nem Cá.
  • Jean Philippe Rosier: sócio e professor da @peresgram, co-fundador da @sputnik.works, já foi duas vezes palestrante do @tedx_official e é idealizador do desafio #malhandoocérebro.
  • Chris Gonzatti: mestre e doutor em Ciências da Comunicação. Professor de Publicidade e Propaganda da Unisinos. É criador do Diversidade Nerd, produzindo conteúdo sobre gênero, sexualidade, cultura pop e política em plataformas digitais. É autor do livro “Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?” e criador do quadrinho “Boy Magya Contra o Monstro do Armário”.
  • Naican Escobar: cineasta, produtor cinematográfico, roteirista e escritor brasileiro, formado em Direção de Cinema pela AIC -SP. Utiliza a arte para conversar sobre depressão e suas consequências. É Premiado internacionalmente como Personalidade do ano no Museu do Louvre em Paris no ano de 2022.

Entenda as etiquetas do Verifica RS

As iniciativas especializadas em checagem de fatos costumam utilizar selos de classificação de veracidade das informações analisadas para facilitar a comunicação sobre a desinformação para o público. Cada agência ou veículo define suas próprias nomenclaturas e padrões visuais para publicar as checagens. No Verifica RS são quatro etiquetas:

🟢 VERDADEIRO. Quando a informação compartilhada é confirmada por fontes confiáveis.

🔴 FALSO. Quando a informação compartilhada é comprovadamente falsa. 

🟠 SEM PROVAS. Existem informações que não podem ser comprovadas ou desmentidas com as fontes disponíveis no momento. Em geral, são posts apelativos ou com imagens fortes, evite compartilhar.  

🟡SAIBA MAIS. Algumas informações são desencontradas e geram dúvidas, sendo necessário mais contexto para compreender. 

> Siga as publicações do projeto no TikTok e Instagram

> Conheça a equipe de voluntários do Verifica RS