Desafio Nuvem de Educação Midiática terá cursos e prêmios para professores da educação básica que promovem leitura crítica da mídia e combate à desinformação nas escolas
O Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos lançará o primeiro Desafio Nuvem de Educação Midiática em 2022, com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Os 10 projetos vencedores serão publicados em um e-book ao final do projeto, que foi contemplado no edital anual da Seção Imprensa, Educação e Cultura do Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre. Também estão previstas atividades gratuitas de formação para professores, como palestras e cursos, para fomentar a educação midiática e o combate à desinformação nas escolas.
A concepção do Desafio Nuvem está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passou a vigorar em 2020. A competência geral nº 5 das diretrizes versa sobre compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética para comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva. Complementarmente, a competência nº 7 destaca a importância de argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular e defender pontos de vista que promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.
“Trabalhar essas competências em sala de aula exigirá novas habilidades dos professores, e o Desafio Nuvem pode ser um estímulo para isso, pois além de reconhecer experiências inspiradoras irá promover formações online e gratuitas com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos”, comenta a professora da Unisinos Taís Seibt, coordenadora do Desafio Nuvem e criadora da Afonte Jornalismo de Dados, iniciativa que já vem desenvolvendo projetos de educação midiática e combate à desinformação no Rio Grande do Sul desde 2019.
Para o diretor da Unidade de Graduação e futuro reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, a Transformação Digital atua sobre a cultura como um propulsor de grandes mudanças e produz significativos impactos nos processos relacionados à educação. O projeto ‘Desafio Nuvem de Educação Midiática’, a ser desenvolvido pela Unisinos com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, oferece atividades para a formação dos professores em um tema profundamente relevante e urgente: o combate à desinformação nas escolas.
“Os grandes avanços da tecnologia podem colaborar para o fortalecimento dos processos de comunicação e o fortalecimento das instituições democráticas. As habilidades relacionadas à boa argumentação, raciocínio lógico, retórica, assim como a constituição de dados e fontes sólidas e confiáveis, bem como a identificação de discursos falaciosos e notícias falsas, são competências fundamentais a serem desenvolvidas nas escolas como forma de combate à desinformação e a expressões de um obscurantismo presente em alguns setores da sociedade, com grave risco para a civilização. Por isso, congratulo os responsáveis por esse projeto e tenho certeza de seu sucesso”, completa Pe. Sérgio.
O Cônsul-Geral dos EUA em Porto Alegre, Shane Christensen, comemora a possibilidade de contribuir para a expansão da educação midiática e do combate à desinformação: “Além de serem peças-chave para qualquer democracia do mundo, a liberdade de imprensa e o desenvolvimento do pensamento crítico fazem parte dos valores compartilhados pelos EUA e pelo Brasil”.
Mais detalhes sobre a seleção dos trabalhos e a programação de palestras e cursos do Desafio Nuvem de Educação Midiática serão publicados em março de 2022, quando será lançado o edital para chamada de trabalhos.
Sobre o Nuvem
O Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) é um coletivo multidisciplinar de professores da Unisinos formado de forma voluntária em 2018 com o objetivo de construir espaços de reflexão acerca do contexto midiático contemporâneo e das políticas públicas de comunicação. Desde então, tem trabalhado na construção de propostas e ações de educação para as mídias, tais como debates, palestras, cursos de extensão e programas de formação, entre outras.
No Desafio Nuvem de Educação Midiática, que tem apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, serão selecionados 10 projetos sobre alfabetização midiática e combate à desinformação na educação básica para publicação de um e-book. Todos os candidatos participarão de dois workshops de treinamento com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos para qualificar ainda mais suas atividades. Os 10 projetos finalistas, eleitos por uma comissão julgadora multidisciplinar, serão apresentados por seus criadores no webinário de lançamento do e-book ao final do desafio. O edital será lançado em março de 2022.
Seja o primeiro a comentar