Que tal nos ajudar a desbravar o RS em dados?

Somos uma iniciativa jovem, com uma reduzida, porém qualificada equipe, que trabalha de forma totalmente voluntária e conta com muitos parceiros que nos ajudam a chegar mais longe. Mas queremos ir além. E temos planos para isso. Não temos dúvida da nossa capacidade de ação. Mas precisamos de recursos.

Carta AbertaAfonte Data News #01

Olá! Esperamos que esta mensagem encontre todos bem, usando máscara e com álcool gel por perto. O tal “novo normal”. 

Chegamos à segunda metade do ano e nossa última aglomeração foi o Open Data Day Poa 2020, lá nos idos de março. Estávamos animadas aqui na Afonte porque fomos uma das 67 organizações escolhidas no mundo todo pela Open Knowledge para ganhar uma microbolsa para a realização do evento na nossa cidade. Você sabe, desde o ano passado, estamos empenhadas em reunir e fortalecer a comunidade de dados da capital gaúcha e arredores, por meio de eventos como Cerveja com Dados, Maratona de Dados e o Dia dos Dados Abertos

Tínhamos um calendário traçado para repetir a dose – tanto da cerveja quanto da maratona – ainda no primeiro semestre, mas a pandemia do novo coronavírus nos mostra que isso não será possível também no semestre que recém começou. Ano que vem, quem sabe? Até lá, precisamos nos manter conectados. Afinal, os dados, o conhecimento científico e a transparência pública estão se mostrando, mais uma vez, centrais para que tudo fique bem, não é mesmo?

Pensando nisso, realizamos agora, no começo de junho, coisa de um mês atrás, uma Consultoria de Dados” com Marcelo Soares, do Lagom Data. Foi uma reunião de trabalho com jornalistas de veículos como Zero Hora, Radioweb e Matinal, além de professores de Jornalismo da Unisinos, Uniritter, UFRGS e PUCRS. Um encontro para falar de dados e de Covid-19 com quem acompanha diariamente os números da pandemia, para ajudar a qualificar a cobertura local sobre o tema.

Dias antes, em 1º de junho, tínhamos participado como parceiros da organização de outro evento, o “Diálogos sobre a cobertura local da pandemia”, com Farol Jornalismo e Matinal Jornalismo, reunindo cinco jornalistas, um de cada região do país, em um debate virtual sobre os desafios de cobrir a pandemia nos nossos diferentes “Brasis”. 

De março a maio, mantivemos uma série em nossas redes sociais chamada #dadodasemana, destacando números da Covid-19 no Twitter, Instagram e Facebook – trabalho de curadoria de conteúdo sobre dados do RS que, aliás, estamos retomando agora em julho. Também produzimos conteúdos de orientação e reflexão sobre a pandemia no site afonte.info, que incluem dicas para não cair em fake news, entrevistas exclusivas com gente que ajuda a entender os dados da pandemia, como o pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, além de relatos de experiência no trabalho com dados desencontrados da prefeitura de Porto Alegre e do governo do Rio Grande do Sul e outros temas que nos ajudaram a dar visibilidade ao nosso trabalho por meio de entrevistas e palestras, ainda que virtuais.

Ufa! É bom respirar porque no semestre que recém começou, além da pandemia, teremos de enfrentar eleições municipais em um cenário em que as mídias digitais, que já seriam muito importantes, serão ainda mais protagonistas na campanha. Colocamos no ar o curso online inédito “Marketing eleitoral na era das fake news”, com os professores Sérgio Trein e Taís Seibt, para ajudar os coordenadores de campanha e os próprios candidatos a se situar nesse ambiente tendo presente a responsabilidade de cada um na disseminação de informação de qualidade em prol da democracia. E também vai ter outro curso de fact-checking na Faculdade Cásper Líbero, em EaD, no final deste mês.

Somos uma iniciativa jovem, com uma reduzida, porém qualificada equipe, que trabalha de forma totalmente voluntária e conta com muitos parceiros que nos ajudam a chegar mais longe. Mas queremos ir além. E temos planos para isso. Não temos dúvida da nossa capacidade de ação. Mas precisamos de recursos. Temos certeza de que promover conhecimento sobre dados, transparência e controle social é de fundamental importância para que a gente saia dessa pandemia com novas perspectivas de desenvolvimento social. 

Se você também acredita nisso e quer nos ajudar a fazer mais, apoie nosso trabalho e nos ajude a ampliar o impacto de nossas ações. Você pode nos apoiar com qualquer valor clicando aqui ou então clica neste outro link para estabelecer uma conexão com mais gente interessada em trocar ideias e discutir soluções para ampliar o conhecimento sobre o uso de dados e a transparência pública. E se quiser conhecer melhor os nossos planos, entre em contato. Esperamos seu alô!

Clique aqui para apoiar Afonte ou faça um PIX para dados@afonte.info

Palavras-chave: