Open Data Day POA 2021 foca em fiscalização de gastos públicos

A fiscalização de gastos públicos é o eixo central do Open Data Day POA 2021, no sábado, 13 de março, das 9h às 17h. Pelo terceiro ano consecutivo, Afonte Jornalismo de Dados organiza a programação do Dia dos Dados Abertos em Porto Alegre, em parceria com a Unisinos. Este ano, toda a programação será online devido à pandemia.

O painel de abertura vai contar com a apresentação de ferramentas e exemplos de uso de dados abertos e lei de acesso à informação para investigar despesas do governo, com convidados da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Brasil.io, Fiquem Sabendo, Transparência Brasil e Tesouro Nacional.

Entre os recursos e casos que serão apresentados estão o Cruza Grafos, novidade da Abraji para mapear ligações entre empresas, políticos e dinheiro público; o projeto Tá de Pé Merenda, que monitora despesas com merenda escolar com base em dados do TCE-RS; e o caso que ficou conhecido como “solteiragate“, por ter revelado gastos históricos com pensões no governo federal desde 1994. Também serão realizados workshops sobre orçamento público e análise de redes sociais.

“O evento é uma forma de empoderar a comunidade ao oferecer reflexões e ferramentas para que haja mais autonomia na fiscalização de editais, contratos e gastos públicos. Este ano, vamos abordar questões relacionadas à Covid-19, mas não somente. Um dos pontos que procuramos contemplar anualmente, por exemplo, é o uso da Lei de Acesso à Informação como forma de obter dados ainda não acessíveis publicamente”, afirma Marília Gehrke, uma das organizadoras do evento. 

Apoio da OKFN

Pelo segundo ano consecutivo, o ODD POA foi contemplado com as bolsas oferecidas pela Open Knowledge Foundation. Por conta do tema, quem se interessou pela proposta gaúcha foi a organização Open Contracting Partnership (OCP), que visa dar mais abertura e transparência ao monitoramento de compras públicas para negócios mais justos e sem corrupção. “É uma honra e uma grande responsabilidade receber esse tipo de apoio. Sugere que o Open Data Day Porto Alegre está se consolidando no calendário como uma iniciativa local, mas também passa a ser reconhecido internacionalmente como referência de engajamento da comunidade em busca de transparência e acesso às informações públicas”, explica Gehrke.

Os detalhes da programação podem ser conferidos em afonte.info/oddpoa2021. Também é possível cadastrar o e-mail em bit.ly/oddpoa2021 para receber um lembrete com as instruções de acesso na véspera do evento. A transmissão ocorrerá pelo YouTube do Portal Mescla (bit.ly/mesclatv).

O Open Data Day é uma mobilização internacional para promover o debate e incentivar o uso de dados abertos no controle social e defesa da transparência. Afonte é uma das 61 iniciativas contempladas pela Open Knowledge Foundation para promover o evento em 2021. Em 2020, Afonte também foi contemplada com bolsa para realizar o evento em Porto Alegre, com discussões foram pautadas pela Mina Guaíba e seus impactos na região metropolitana. Em 2019, o evento teve painéis sobre gastos públicos e mapeamento de desigualdades sociais.

Confira a programação completa do Open Data Day POA 2021

9h-12h: Painel de abertura – Investigando gastos públicos com dados abertos e Lei de Acesso à Informação

  • “#solteiragate”: como a Lei de Acesso à Informação ajudou a revelar gastos históricos com pensõesMaria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada em LAI 
  • Cruza Grafos: mapeando as ligações entre empresas, políticos e dinheiro públicoÁlvaro Justen, desenvolvedor do Cruza Grafos e criador do Brasil.io; Reinaldo Chaves, coordenador de projetos da Abraji
  • Tá de pé: uma plataforma para acompanhar compras de merenda escolarJonas Coelho, cientista de dados da Transparência Brasil
  • Tesouro Transparente: monitorando os gastos públicos relacionados à Covid-19Fernando Barbalho, auditor federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN)

Mediação: Luciana Kraemer, professora da Unisinos, doutora em Informática na Educação pela UFRGS 

13h30-15h: Workshop – Entenda os principais elementos do orçamento público para monitorar gastos do governo sem errar, com Juliana Rodrigues (Unisinos/Sefaz-RS)
Traduzindo termos técnicos para saber o que observar nas planilhas orçamentárias.

15h-16h30: Workshop – Análise de Redes para mídias sociais: como mapear discussões políticas no Twitter, com Felipe Soares (UFRGS)
Para que serve o método de análise de redes e como mapear conexões envolvendo políticos. 

Open Data Day POA 2021
O que: Painéis, oficinas e experiências sobre fiscalização de gastos públicos
Quando: Sábado, 13/3, das 9h às 17h
Onde: YouTube do Portal Mescla (bit.ly/mesclatv)
Quanto: inscrições gratuitas em bit.ly/oddpoa2021