O Open Data Day POA 2021 – Dia dos Dados Abertos de Porto Alegre compartilhou informações sobre investigação de gastos públicos no sábado, 13/3, reunindo iniciativas lideradas pela sociedade civil, jornalistas, pesquisadores e programadores.
Devido à pandemia de Covid-19, o encontro foi realizado pela primeira vez de maneira virtual. Representantes da comunidade de dados abertos foram convidados a ministrar painéis e workshops, falando sobre ferramentas e interagindo com os participantes. A transmissão foi online, pelo YouTube do Portal Mescla, com cobertura em tempo real pelo Twitter.
Pela manhã, Georg Neumann, chefe de comunicação da Open Contracting Partnership, apresentou informação sobre o que os cidadãos devem prestar atenção para monitorar contratos públicos, especialmente em tempos de Covid-19, quando a emergência tem potencial para aumentar o risco de corrupção.
Em seguida, cinco participantes apresentaram seus projetos no painel “Investigando gastos públicos com dados abertos e Lei de Acesso à Informação (LAI)“. Maria Vitória Ramos, da Fiquem Sabendo, explicou como usou a LAI para cobrir o pagamento de pensões a filhas de militares. Álvaro Justen e Reinaldo Chaves (Cruza Grafos) demonstraram como cruzar informações sobre políticos e empresas para investigar indícios de corrupção. Jonas Coelho, da Transparência Brasil, apresentou um projeto que monitora a compra de merenda escolar. Fernando Barbalho, da Secretaria do Tesouro Nacional, apresentou bancos de dados públicos para consultar os gastos nacionais e locais do governo para a pandemia de coronavírus. O encontro foi mediado pela professora Luciana Kraemer, da Unisinos.
O Open Data Day POA teve continuidade à tarde, com dois workshops. A professora Juliana Rodrigues (Unisinos), explicou os principais elementos do orçamento público, enquanto Felipe Soares (UFRGS) mostrou a análise de redes para compreender a disseminação de desinformação no Brasil. As atividades foram coordenadas por Marília Gehrke, da Afonte Jornalismo de Dados.
Organizado por Marília Gehrke e Taís Seibt, da Afonte Jornalismo de Dados, o evento teve apoio da Open Knowledge Foundation, da Open Contracting Partnership e da Unisinos.