Afonte e Padrinho lançam podcast educativo sobre desinformação

Conteúdo em áudio é um desdobramento do projeto de educação midiática “Postar ou Não?”, lançado em março com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre

Resgatar as origens históricas da desinformação e oferecer dicas práticas para identificar e não compartilhar conteúdos falsos é o objetivo do podcast “Postar ou Não?, produzido pela Afonte Jornalismo de Dados em parceria com a Padrinho Conteúdo. A série de cinco episódios é um desdobramento do guia hipermídia de educação midiática Postar ou Não, lançado em março, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre.

Os episódios serão publicados semanalmente, às quartas-feiras, a partir de 15 de setembro, no Soundcloud e Spotify, com destaques nas redes sociais da Afonte (@afontejor). O conteúdo em áudio amplia o alcance guia hipermídia Postar ou Não, que já contava com site e e-book. Com apelo visual e linguagem inspirada nos aplicativos digitais mais populares, o projeto estimula a leitura crítica dos conteúdos digitais em um formato dinâmico, sem deixar de trazer informação com respaldo acadêmico. Dessa forma, o material serve tanto para interação direta com adolescentes quanto para educadores e profissionais em busca de referências sobre o tema.

Os cinco episódios do podcast são apresentados pelas jornalistas e pesquisadoras Taís Seibt e Marília Gehrke, autoras do guia, com produção e finalização da Padrinho Conteúdo. O episódio de estreia traz o contexto histórico, explicando que a internet não inventou o boato. Os programas seguintes falam sobre o engajamento pelas emoções nas redes sociais, o desafio e a importância de diferenciar fatos de opiniões nesses espaços, dicas para reconhecer informações duvidosas e outros tópicos. 

Letramento midiático e digital

“Nosso objetivo é oferecer recursos educacionais para estimular a leitura crítica da mídia explorando os diferentes formatos de mídia, porque interagir com conteúdos nos diversos suportes digitais também é um componente de letramento midiático”, comenta Taís.

Um relatório divulgado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) chamado “Leitores do século 21: Desenvolvendo habilidades de alfabetização em um mundo digital” mostrou que 67% dos estudantes brasileiros de 15 anos, aproximadamente sete a cada dez, não conseguem diferenciar fatos de opiniões nas mídias digitais. O índice no Brasil está acima da média registrada em 79 países pesquisados, que é de 53% (cinco a cada dez).

Esta não é a primeira vez que Afonte e Padrinho trabalham juntas na produção de conteúdos para combater a desinformação. No início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020, a Padrinho distribuiu uma série de programas para centenas de rádios do interior do Rio Grande do Sul com orientações para não cair em conteúdo falso sobre a Covid-19, incluindo dicas da Afonte. “Acreditamos muito na força da co-criação, e este é mais um exemplo de que quando unimos conhecimento, chegamos mais longe, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante para todos”, frisa a diretora da Padrinho, Alexandra Zanela. 

Além de produzir conteúdos formativos, Afonte também realiza cursos e palestras sobre desinformação e letramento digital de acordo com as necessidades de cada público. Para mais informações, consulte o site do projeto: postarounao.com.br ou faça contato pelo e-mail dados@afonte.info.

Podcast “Postar ou Não?”
Estreia: 15/09
Onde: bit.ly/podcastpostarounao 
Site do projeto: postarounao.com.br