A agenda de curso de inverno da Faculdade Cásper Líbero já está com inscrições abertas para novas turmas dos cursos online Fact-Checking – Técnicas para apuração de fatos e Marketing Político nas redes sociais. As aulas ocorrem no mês de julho, no turno da noite, na modalidade EaD.
Já tradicional na programação dos cursos livres da instituição, o curso de fact-checking é ministrado pela jornalista e pesquisadora Taís Seibt desde 2018, abordando ferramentas, métodos e técnicas de verificação de discursos públicos nas redes sociais. No curso de marketing político, lançado em maio deste ano, Seibt divide as aulas com o publicitário Sérgio Trein, abordando a construção de imagem pública no espaço digital e os desafios da desinformação na comunicação política.
Marketing Político nas redes sociais
Quando: dias 19 a 23/7 (segunda a sexta), das 19h às 22h (15 horas/aula)
Onde: plataforma exclusiva da Faculdade Cásper Líbero com interação em tempo real.
Público-alvo: profissionais e estudantes de comunicação e marketing, assessores jurídicos e de imprensa que atuam na política, parlamentares e gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal, demais interessados.
Investimento: R$ 460
Fact-checking – técnicas de apuração de fatos
Quando: dias 27 a 29/7 (terça a quinta), das 19h às 22h (9 horas/aula)
Onde: plataforma exclusiva da Faculdade Cásper Líbero com interação em tempo real.
Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, jornalistas diplomados e comunicadores em geral que estejam interessados em se aprofundar na prática de fact-checking.
Investimento: R$ 320
PROFESSORES
Sérgio Trein
Publicitário, com pós-doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor e mestre em Comunicação Sociopolítica, é pesquisador em Comunicação Política, integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é autor do livro “Comunicação Política no Espaço Urbano”.
Taís Seibt
Jornalista e professora da Unisinos, repórter e pesquisadora na agência de dados Fiquem Sabendo, criadora da iniciativa Afonte Jornalismo de Dados, com atuação em jornalismo de dados, fact-checking, transparência pública e media literacy. Doutora em Comunicação pela UFRGS, sua tese de doutorado “Jornalismo de verificação como tipo ideal: a prática de fact-checking no Brasil” recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.